Diário de Design #2 - Outline de Grimório - Duelo Arcano

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Nymphs and Satyr - William Adolphe Bouguereau
É bem complicado determinar exatamente aquilo que queremos, ainda mais se não passamos as ideias para o papel.

Além da memória ser falha, tendemos a adicionar cada vez mais elementos ao esqueleto do jogo, pensando que quanto mais conteúdo, melhor.

Mas conforme eu mostrei no post minimalismo em game design, quantidade de elementos nem sempre é o melhor para o jogo, mas sim qualidade e apresentação.

Existe uma ferramenta chamada de Outline,  que ajuda nesse processo de delimitação, e que ao mesmo tempo oferece uma visão geral daquilo que realmente se trata o jogo.

Conforme o modelo apresentado pela Hyperbole games, essas são as perguntas que deve ser respondidas na delimitação do escopo do projeto: 
Q1. Quem sou eu? Quem ou o quê eu represento?
Q2. O que estarei fazendo durante o jogo?
Q3. Que ações temáticas estarei fazendo durante o meu turno? 
Q4. O que realmente estarei fazendo durante o meu turno? 
Q5. Qual é a decisão mais importante? Qual é a fonte de escassez?
Q6. Quem ou o quê é o meu oponente?
Q7. Como posso afetar os meus oponentes?
Q8. Quais mecanismos comuns você deseja utilizar? 
Q9. Quais as características únicas do jogo?
Q10. Como alguém vence? 
Q11. Quando o jogo termina? 
Q12. Que tipos de experiência você quer que os jogadores tenham?

The Oreads - William Adolphe Bouguereau

Como exemplo, esse é o outline do jogo Grimório - Duelo Arcano:

Nome do Projeto: Grimório – Duelo Arcano


Q1. Quem sou eu? Quem eu represento?
Cada jogador é um mago de uma entre seis escolas diferentes de magia, inspiradas no mundo real.

Q2. O que estarei fazendo durante o jogo?
Lutando em duelos, batalhas grupais ou enfrentando criaturas sobrenaturais em missões místicas.

Q3. Que ações temáticas estarei fazendo durante o meu turno?
Escolhendo feitiços no meu grimório pessoal e lançando-os.

Q4. O que realmente estarei fazendo durante o meu turno?
Cartas representam os feitiços e um baralho de cartas representa o grimório do jogador, que as seleciona durante a partida e utiliza de seus efeitos para interagir com as outras partes do jogo.

Q5. Qual é a decisão mais importante? Qual é a fonte de escassez?
Escolher o feitiço certo para o momento certo, prevendo as ações dos oponentes, pois as escolhas são limitadas por conta dos custos dos feitiços e pelas escolhas ao montar o grimório pessoal.

A escassez deriva dos pontos de vida finitos e que eliminam o jogador quando acabam.

Q6. Quem ou o quê é o meu oponente?
PVP
1vs1: Em partidas com dois jogadores, um jogador é o antagonista do outro;
1vs1vs1: Em partidas de três jogadores, cada jogador é antagonista dos outros;
2vs2 ou 3vs3: Em partidas de quatro ou seis jogadores, são formados dois times com a mesma quantidade de jogadores que antagonizam o outro.

COOP
PvE: Em partidas de qualquer número de jogadores, todos os jogadores jogam contra um cenário administrado por um baralho de cartas.

Q7. Como posso afetar os meus oponentes?
Alterando o total dos pontos de vida, e ações que os jogadores podem realizar.

Q8. Quais mecanismos comuns você deseja utilizar?
Construção de decks personalizados, interação entre cartas, escolha oculta de ações, turno compartilhado, jogo modular.

Q9. Quais as características únicas do jogo?
Utilização de Segundos como moeda para pagar custos;
Utilização de Livros de Referência para detalhes sobre os feitiços;
Utilização de Escolas Mágicas inspiradas na realidade;
Utilização de escolha secreta de ações.

Q10. Como alguém vence?
Reduzindo a 0 pontos de vida todos os oponentes se PVP.
Atingindo os objetivos do Cenário da Missão se PVE.

Q11. Quando o jogo termina?
Quando todos os integrantes de um time chegam a 0 pontos de vida se PVP;
Quando o objetivo do cenário for atingido, resultando em vitória se PVE;
Quando todos os jogadores chegam a 0 pontos de vida, resultando em derrota se PVE;

Q12. Que tipos de experiência você quer que os jogadores tenham?
Estratégia, leitura dos oponentes, leitura do estado atual do jogo, blefes, expectativa, suspense.


E aí, gostaram? O que vocês acharam do jogo, agora que sabem do que se trata? Alguma recomendação? Deixe um comentário! :)

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