Diário de Design #3 - Inspirações de Grimório - Duelo Arcano

07:17:00

As Musas Melpomene, Erato e Polymnia, divindades gregas a quem eram atribuídas as inspirações.

É impossível se ver livre de influências no processo de criação de algo. Alguns chegam a dizer que nada se cria, tudo se copia.

Sem chegar a esse sentido literal, posso citar algumas obras que estão influenciando o processo de design de Grimório - Duelo Arcano (GDA).

Vampire - The Eternal Struggle



O melhor jogo multijogador de cartas colecionáveis, na minha opinião. É ambientado no mundo de Vampiro: A Máscara, e apresentou de forma inovadora a utilização dos poderes "mágicos" dos vampiros, as disciplinas.

No RPG, as disciplinas variam em poder em uma escala de pontos de 1 a 5+, enquanto que no TCG cada carta pode ser utilizada em dois níveis: em seu nível básico e no nível avançado.

Além disso, o jogo utiliza uma mecânica de presa e predador, onde cada jogador representa um vampiro ancião, devendo derrotar o jogador à sua esquerda e se defender do jogador à direita.

Essa dinâmica cria um balanceamento raramente visto em jogos multijogadores, onde é comum problemas como os jogadores decidirem quem ganhará/perderá.


Serpent's Tongue



Gostei desse jogo desde a primeira vez que vi o projeto no Kickstarter.

É o jogo mais hardcore para o público rpgista que existe, na minha opinião, pois ensina uma linguagem dentro do próprio jogo.

Para lançar magias o jogador deve fazer gestos específicos e dizer palavras criadas com o vocabulário do jogo, e se fizer corretamente e os outros jogadores concordarem que está correto, o efeito da carta é realizado.

Além disso ele permite guardar as mágicas em álbuns que simulam livros mágicos, e o jogador retira a carta do álbum durante a partida.


Epic Spell Wars of the Battle Wizards: Duel at mt. Skullzfyre


Já esse é o jogo mais divertido da lista.
Os jogadores representam magos cartunescos que lançam magias ao combinar cartas de verbo, adjetivo e substantivo, de uma forma altamente aleatória e estereotipada. Cada magia é uma piada pronta.

Os jogadores podem atacar qualquer um e o último jogador vivo ganha... exceto que quando um jogador é derrotado ele retorna como morto-vivo, ou algo do tipo.


Mage Wars



Mage wars é um jogo de cartas para dois jogadores.

Cada jogador representa um mago com uma especialidade, que deve construir o seu baralho com antecedência utilizando pontos, de forma similar aos jogos de miniaturas.

Durante a partida eles se movimentam em um tabuleiro quadriculado genérico e lutam entre si.

O diferencial do jogo fica por conta das movimentações, possibilidade de criar barreiras que limitam o movimento e na perfeita utilização do sistema de pontos e especialidades.

Mage: the Ascension



Mage: the Ascension é um RPG da linha World of Darkness, ambientado em um cenário punk e gótico baseado na nossa realidade.

O diferencial é a divisão das disciplinas mágicas em esferas da magia, suas tradições mágicas baseadas em tradições ocultistas reais e a abordagem da crença como motivadora dos efeitos sobrenaturais.

Esse é o jogo que possui mais influência no desenvolvimento conceitual de GDA.


Trevas RPG



Jogo de RPG brasileiro que possui características similares ao World of Darkness e de Ars Magicka, com a abordagem única senda o conceito da roda dos mundos, onde um plano existencial drena a energia do outro imediatamente inferior, consumido-o.

Possui uma ambientação extremamente rica, pois é baseado na história real do nosso planeta terra e de sua mitologia.

Literatura e cinema

Diversas obras também influenciam com seus mundos ricos fantasiosos, e não podem deixar de serem mencionados: O Senhor dos Anéis, Sandman, Constantine, Os Livros da Magia (e Harry Potter...), A cor da Magia e The Mindscape of Alan Moore.

Esse último merece um comentário especial.

Te Mindscape of Alan Moore é um documentário sobre esse conceituado quadrinista, mas o que mais me chamou atenção e a razão de estar incluído nessa lista é a sua visão da magia, como "uma arte que altera a percepção das coisas, e essa percepção pode perdurar por toda a eternidade".

Essas são as principais referências influenciadoras de mecânica e ambientação de GDA.

As influências gráficas do design minimalista serão mostradas no próximo post.

Você possui alguma recomendação de jogos/livros/filmes que possam entrar na lista? Quais aspectos você mais gosta nos universos mágicos? Compartilhe!

0 comentários