Diário de design #1 - Brainstorm de Grimório - Duelo Arcano

08:52:00



 
A ideia de criar um jogo onde magos batalham usando feitiços, não é lá muito original. 

Entretanto, nunca encontrei um jogo que realmente fizesse jus a esse embate, que me agradasse completamente.

Os jogos que mais se aproximaram do que eu tinha em mente são Serpent’s Tongue, Mage Wars e Epic Mage Wars duel at the MT. Mas em cada um deles faltava algum elemento.

Para descobrir exatamente o que eu queria, resolvi fazer um brainstorm e elenquei as seguintes características e seus motivos:


- Single player, multiplayer e Coop
Grimório - Duelo Arcano foi pensado desde o início para ser flexível, que pudesse ser jogado com qualquer combinação de 1 a 6 jogadores, e com o decorrer do jogo em formato jogador vs jogador, time vs time, ou time vs cenário em um modo coop.

- Uso de um Grimório
 A ideia é que cada jogador representa um mago que tenha aprendido suas magias com antecedência e que tenha cifrado elas em um livro para proteger os seus segredos. Esse elemento é transportado para o jogo na forma de baralhos de cartas, chamado de grimório pessoal, e no grimório, que é ao mesmo tempo o livro de regras e contém informações sobre todas as cartas com textos ilustrativos.



- Jogadores podem montar o seu grimório pessoal de acordo com as suas afinidades
Essa escolha faz com que os jogadores se identifiquem com o mago, refletindo o seu desejo por certas filosofias e estilos de jogo. Cada escola mágica possui suas especialidades e feitiços exclusivos, além de uma combinação específica de focus (itens utilizados para canalizar os feitiços) característicos.

- Jogadores possuem acesso completo aos seus feitiços
Dessa forma Grimório - Duelo Arcano se diferencia de qualquer outro produto similar. A escolha dos feitiços não é limitada pela mão de cartas ou conceitos parecidos, adicionando uma camada de estratégia em pensar a frente dos oponentes. A ideia de que magos não poderem lançar feitiços que sabem mas que não estão na mão de cartas, ou por que já exauriu todas as cópias que possuia no baralho nunca fez muito sentido para mim.

- Escolha secreta dos feitiços no momento da ação
Esse elemento adiciona tensão e expectativa ao jogo, pois favorece a escolha diversa de ações. Se um jogador sempre escolhe a mesma sequência de feitiços será facilmente interceptado por um jogador esperto.


- Design minimalista 
O design minimalista nos elementos gráficos faz com que a imersão seja amplificada.Um visual abstrato incita a imaginação, enquanto que ao mesmo tempo favorece as mecânicas do jogo e retira a poluição visual presentes nos jogos típicos da categoria.

- Custo verossímil para lançar os feitiços
O custo do feitiço é medido em segundos para o seu lançamento, utilizando um focus. Dessa forma incita a imaginação dos jogadores, que imaginam a cena como se fosse em tempo real, como por exemplo: "Eu lanço o feitiço Vortex Temporal utilizando como focus o mantra do meu mago marcial, custando 4 segundos".

Com essas ideias, meu objetivo é simular uma experiência crível de como seria um duelo entre magos e contra cenários e seus desafios, com magos de diversas escolas ocultistas inspiradas na cultura real ao longo dos séculos.

Por meio dessa série de posts pretendo ir explicando aos poucos as demais características de Grimório - Duelo Arcano, além das escolhas de design e aprofundar o plano de fundo do cenário.

O que você pensa dessas ideias? Que sugestões vo daria? O que você espera em um jogo desse estilo?

0 comentários